Recentemente, foram publicados os resultados de um estudo realizado pela Embrapa Aves e Suínos, que concluiu que a estratégia nutricional mais eficiente para aliementação dos suínos é distribuir sua ração em quatro porções com quantidades distintas.
Melhorias na Alimentação dos Suínos promove economia
Essa abordagem na Alimentação de Suínos, proporcionou uma economia média de R$ 15 por animal e uma melhoria nos índices zootécnicos. Vale ressaltar que os números se referem a animais suplementados com ractopamina no final do ciclo e que a pesquisa foi finalizada no primeiro semestre do ano passado.
Cerca de 750 suínos mestiços, de cruzamento industrial, de uma propriedade em Erechim (RS), foram submetidos aos testes de melhorias na alimentação dos suínos.
Para facilitar o trabalho, a estatal utilizou robôs da agtech Roboagro para distribuir a quantidade exata de insumo em horários pré-estabelecidos, garantindo a otimização da alimentação dos suínos.
Os animais foram divididos em quatro e cinco porções iguais ao longo do dia em um grupo, enquanto em outros dois grupos, o número de porções oferecidas foi mantido, mas as quantidades foram maiores no início e no final do dia e menores nas refeições intermediárias.
A dieta com melhor eficiência foi a de quatro porções distintas, sendo que a primeira e a última representavam 56% do todo (28% cada), e as duas intermediárias, 44% (22% cada).
A Embrapa também realizou esse experimento com 832 suínos em uma propriedade em Presidente Castello Branco (SC), que atende ao mercado externo e que não suplementou os animais com ractopamina. Nesse modelo, o melhor desempenho foi alcançado com cinco tratos diários e porções diferentes - 22%, 17%, 17%, 22% e 22%.
Osmar Costa, pesquisador da unidade Aves e Suínos, lembra que a alimentação representa cerca de 80% dos custos da suinocultura brasileira.
CEO da Roboagro, Giovani Molin salienta que o estudo também mostra que os animais demandam mais alimento nos horários mais frescos, quando justamente está sendo oferecido o maior volume de ração. “Dessa forma, evita-se o desperdício e melhora o bem-estar animal”, realça o executivo.
A startup chamou a atenção da Embrapa depois de vencer o InovaPork, em 2021. No ano passado, as empresas fecharam um termo de cooperação para testes de validação de conceito e desenvolvimento de novos sensores e dispositivos para os robôs da agtech.
© 2023. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness.
https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/robos-auxiliam-na-alimentacao-dos-suinos/20230228-091026-j477
Publicado em 28/02/2023